As adaptações dos grandes clássicos da literatura não são novidades, hoje em dia se tem adaptações de livros para o teatro e o cinema e também há o caminho oposto, isso e interessante, pois, faz com que as pessoas adquiram o interesse em ver o ‘trabalho original’ mostram para o publico que há histórias incríveis por traz dos livros.
    Neste poste iremos falar sobre a adaptação do conto a linguagem de história em quadrinhos.
   A adaptação que iremos analisar será da coleção Literatura Brasileira em quadrinhos da editora Escala Educacional, Adaptação: Francisco S. Vilachã. Capa: Ulhôa Cintra Comunicação e Visual e Arquitetura. Ilustração: Francisco S. Vilachã.
  Resumo rápido, adaptado para HQ, com roteiro e desenhos de Francisco S. Vllachã. Neste conto a personagem principal Inácio, se apaixona pelos braços da esposa do amigo de seu pai. Amigo este que o hospeda em sua casa para que o menino tivesse oportunidade de trabalho.
  Percebe-se que o texto original foi adaptado para a linguagem dos quadrinhos, o ilustrador consegue o efeito de enfatizar o fascínio de Inácio pelos braços de D. Severina e o leitor consegue ver pelos olhos de Inácio. O Ilustrador mostra detalhes que não poderiam ser visualizados por quem apenas leu o livro ao mostrar detalhes da fisionomia e dos olhares dos personagens. ‘‘passava-se isto na rua da lapa, em 1870’’ para transpor este conto para o formato de HQ (história em quadrinhos), o ilustrador mostrou as ruas antigas os automóveis antigos as roupas os escravos na casa antiga, e outros elementos.
  Concluindo o autor da adaptação foi genial em seu trabalho ao mostrar coisas que passaram – se despercebida mesmo na adaptação para a televisão. Eu sugiro que vejam mais essa linguagem do conto que e bem interessante.
''o ilustrador consegue o efeito de enfatizar o fascínio de Inácio pelos braços de D. Severina e o leitor consegue ver pelos olhos de Inácio''









Por:

Plinio

Hitalo Tiago



Frank  Luíz

Roanier


Alcir




 


13 comentários:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABhX0AH/hq-uns-bracos-machado-assis

Muito interessante essa adaptaçao, o grupo deviam ter disponibilizado para download, seria legal ver a transposiçao deste conto para o formato de HQ, ver o trabalho do ilustrador em colocar detalhes da fisionomia e dos olhares dos personagens. Vitor de Lima
Obs: valeu Plinio por excluir meu comentario, e tambem pelo quadrinho para download

Realmente concordo que na parte em que diz que as adaptações despertam a curiosidade de ler o conto original, até porque nós sempre queremos comparar a obra original com adaptação assim como estamos fazendo com essa HQ e como já fizemos também com a adaptação do curta.
Gostei de terem se aprofundado no assunto buscando uma nova adaptação, parabéns pela iniciativa.
Obs.: Só uma pequena correção, se chama post e não "poste". Poste é quele da rua, rs.

Por: Gabriel Queiroz Rodrigues

Achei muito interessante, mais uma forma de atrair o leitor.
Principalmente quem não gosta muito de literatura nacional.
E se nao me enganou tem esse HQ la na biblioteca.

Uma ideia bacana a de modernizar o conto de Machado de Assis! Apesar de ser um estilo que está no Brasil desde o século XIX, as HQs são provavelmente o estilo literário mais popular entre os jovens. Obras clássicas talvez sofram um preconceito por sua linguagem antiga e costumes narrados ultrapassados.
As ilustrações auxiliam a visualização da história e, mesmo seguindo a ideia do autor, não prejudicam o deleite do leitor em imaginar.

Boa sugestão!
A história ilustrada é bem mais divertida e mais fácil de ser interpretada, mesmo eu achando que o texto é de fácil interpretação!

Antônio Umberto

A adaptação de obra literária vem com o intuito de aproximar o espectador com formas de arte alternativas e dinâmicas que chamam mais a atenção daqueles que a vê, no caso da historia de machado as adaptações para quadrinhos e cinema vem com um aspecto negativo, pois existe passagens "fictícias" na obra cinematográfica que aumentam as proporções das narrativas da historia, isso se deve pelo fato de que talvez os autores das adaptações nos achem meio leigos culturalmente para compreender a beleza da obra de Assis seguida fielmente.

Ótimas adaptações desta série, já li duas e garanto, deixa a leitura mais simples e divertida para leitores casuais apreciarem um pouco de grandes obras, como esssa de Machado de Assis.

Romário diz:

Bem o comentário ficou bom, mas também não discutiu nenhuma questão e o texto me parece uma resenha (o que não é o trabalho proposto pela professora). O autor da adaptação foi chamado de genial pelo grupo, acredito que deveriam apresentar argumentos mais consistentes para isso, os argumentos apresentados pelo grupo são velhos clichês.

Na minha opinião a adaptação em quadrinhos ficou melhor que a adaptação para o cinema, pois o quadrinho valorizou muito as características do espaço daquela época.

Guilherme Goulart:
Texto bem argumentado, ficou muito bom. As adaptações realmente são muito boas, principalmente em história em quadrinhos. Um exemplo é O alienista em HQ, também de Machado de Assis que esclarece muito bem algumas partes que podem ter sido não compreendidas e a riqueza de detalhes das ações dos personagens dão um outro olhar para as motivações de cada personagem da historia. Pra quem quiser baixar a HQ é so entrar nesse site ai e colocar o email e a senha da turma.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABhX0AH/hq-uns-bracos-machado-assis

Pessoal obrigado a todos os comentários, apoiando e criticando o trabalho, vamos buscar o aperfeiçoamento através destes.
Mas pessoal criticas iguais que foram feitas a outros grupos de outras salas não vale, vamos ser mais criativos, pois criticas, ctrl c ctrl v é muito fácil.
obrigado a todos.

Postar um comentário