Inácio, quinze anos, rapaz bonito mora na casa do solicitador Borges, para quem trabalha. Vive a observar os braços da patroa Dona Severina. Severina depois de haver tratado o rapaz com indiferença, percebe que é amada por ele e passa a tratar o garoto mais com carinho e preocupação. Em um domingo, Inácio deita-se cansado e dorme sonhando com D. Severina. O marido de Dona Severina sai de casa para trabalhar e ela vai até o querto de Inácio e o beija  enquanto ele dorme. Borges retorna no outro final de semana e despede o rapaz. Ele sai sem entender por que estava sendo despedido, um ponto que o livro também não da continuidade e não explica.
               O curta em relação ao livro foi bem feito pois conseguiu mostrar os principais pontos que Machado utilizou ao fazer o livro. Apesar de receber elogios o curta trouxe também consigo polêmicas e críticas, o que é normal.
               Na representação visual do conto podemos perceber o quanto eles utilizaram de artigos sexuais para atrair o espectador o que de certa forma indica um pouco da nossa ignorância em relação a cultura. 
                 Mesmo com alguns pesares o curta metragem foi muito aplaudido, inclusive pelo nosso grupo.
     

10 comentários:

Bem essa postagem relata alguns acontecimento no curta de 'Uns Braços' embora como foi dito o filme não foi 100% fiel ao filme mas mesmo assim foi bem feito sendo fiel ao texto em algumas partes principais do texto como mostrando dona Severina se tocando em seus a mão do Inácio nos seus seios e quando ela o beija retratando uma fraqueza de dona Severina ao ceder a tal ato mesmo casada.

Não consegui compreender e associar o que vocês tentaram falar , em que momento machado não diz em seu conto que D. Severina leva as mãos de Inácio em seus seios : " E tornando,inclinava-se, pagava-lhe outra vez das mãos e cruzava ao peito os braços ... Aqui o sonho coincidiu com a realidade ...", eu tirei esse trecho do próprio conto, não gostei de seu texto e olha que eu ainda estou relevando os erros graves de português (enclusive????) ...

Concordo com a que o Raul disse, no texto a mesmo o momento em que D.Severina leva as maos de Inacio em seus seios, aconcelho que releiam o conto para melhor interpretaçao. Vitor Lima

Romário Henrique diz:

O comentário ficou só bom (sendo generoso) porque pegou um tema muito fácil que já tinha sido comentado na aula. O meu comentário é sobre está passagem “Na representação visual do conto podemos perceber o quanto eles utilizaram de artigos sexuais para atrair o espectador o que de certa forma indica um pouco da nossa ignorância em relação à cultura” Há dois pontos de vista possíveis no mínimo para este caso o que não foi abordado pelo grupo o primeiro é que existem vários níveis de ignorância e o filme pode ter feito daquela forma para pegar uma faixa grande de pessoas o que pode ser bom ou ruim e o outro ponto é que estamos no século XXI e as coisas mudaram, por favor, um pouco mais de reflexão.

Gostei da postagem. Boa análise! É realmente normal ocorrerem mudanças em adaptações para o cinema para melhor compreensão e entretenimento do público-alvo.

Realmente, o filme mostra alguns fatos que não ocorrem no conto, mas é para tornar o filme mais interessante, e nada que influencie na história. Concordo com os comentários anteriores, o grupo se enrolou um pouco com a abordagem que sugere uma análise muito mais ampla.

O grupo poderia ter dado mais detalhes e ter abrangido mais o tema.
Há alguns detalhes que o conto nao revela que é mostrado no filme.
E Dona severina coloca as mãos dele nos seus seios.

Embora o filme não seja fiel ao conto, as mudanças foram boas ,e serviram para nos ajudar a entender melhor os acontecimentos da história

kkkk "rapaz bonito" foi engraçado...
Grupo 3 não sei quem vocês deixaram para digitar o texto, mas ele esta cheio de erros ortográficos.
Concordo com vocês que a "representação visual" apesar de ser pouquinho exagerada no conteúdo sexual, foi bem fiel ao conto em todos os outros aspectos.

Por: Letícia Vitória Neves Mamede

Achei a adaptação fiel ao livro, embora tenha adicionado alguns trechos eles só ajudaram no entendimento do sentido do conto e na interpretação dos sentimentos dos personagem, a atuação foi excelente e a fotografia e cenários espetaculares.

Obs: "conseguil"? Essa doeu meu português.

Postar um comentário