Escrito no século XIX,Uns Braços de Machado de Assis, se revela bem atual, ao trazer a história de Inácio um menino de 15 anos que é mandado por seu pai a casa de Borges, para aprender a sua profissão: solicitador, mas lá, acaba se encantando com os belos braços de Dona Severina,uma mulher de 27 anos e esposa de Borges.

Banner de divulgação da adaptação para cinema
de Uns braços. Fonte: filmesbrazukas.blogspot.com
Inácio carente de mimos de sua mãe e irmãs, e se vendo cada vez mais solitário, se apega aos braços de D.Severina como um refúgio de seu dia-a-dia. Por sua vez, D.Severina carente de amor e carinho, já que seu marido é uma pessoa grosseira e nada carinhosa, descobre os carinhosos olhares de Inácio nos seus braços, fica lisonjeada, e acaba por acreditar que tem uma atração por ele.

Num momento de fraqueza, Dona Severina beija Inácio enquanto ele está dormindo,mas logo apos beija-lo ela imediatamente se arrepende e se desespera, com medo de que seu marido a descubra.

Apesar de Dona Severina ser a madura da história, ela se esquece na maior parte do tempo, de todos os tabus e contras, para tentar saciar a sua carência emocional eafetiva.

Machado de Assis por ser um ótimo autor realista adora explorar os conflitos humanos, e deixa-los expostos para nos fazer refletir.


   Na adaptação para cinema dirigida por Adolfo Rosenthal, a intenção de nos fazer imaginar foi parcialmente retirada, mesmo sendo uma adaptação que manteve muitos detalhes do conto original. O filme deixa mais exposto a sensualidade, os motivos das brigas de borges com inácio mas ainda mantém a reflexao que machado nos deixou por de trás da história.

8 comentários:

Machado de Assis foi um gênio com suas obras, e mais uma vez demonstra essa genialidade.
Quando falamos de paixão proibida, Machado é mais direto, demonstra o adultério no seu conto 'Uns Braços',onde Severina cometi o ato do adultério com um inquilino que ela pouco conhece, dando o ponto de vista que ela ta certa tentando supri a carência dela, mesmo isso sendo um ato desprezível.

Realmente o diretor do filme exagerou um pouco, mas foi um exagero "necessário", pois deixar os braços à mostra se tornou um habito das mulheres de hoje, e logo não causaria tanto impacto como na época em que foi escrito o conto. Mesmo assim, o filme é bastante fiel ao conto.

A adaptação para o curta realmente trouxe muitos elementos que talvez passasem despercebidos no conto, o curta se mostrou mas sensual além de enfatizar a fixação que inácio tinha pelos braços de Dona Severina.

O assunto tratado sobre conflitos humanos foi muito bem imposto, trazendo um resumo do conto.
Eu concordo com o ponto tratado pelo gurpo quando fala que Machado explora os conflitos humanos dixando-os para serem refletidos, o que busca um publico leitor de melhor qualidade.

By:Vitor Nicomedes de Paula

Bom, como já foi dito aqui os hábitos da sociedade de hoje mudaram muito para a daquela época fazendo com que simplesmente deixar os braços a mostra não teria tanto impacto hoje. Bom, já que entramos nessa questão de valores da sociedade uma questão imposta pelo conto que ainda vemos hoje é a relação entre uma pessoa jovem e outra mais velha que ainda não é bem vista pela sociedade e que lendo o conto ou assistindo ao curta vemos que o assunto colocado por Machado de Assis, apesar de a obra ter sido escrita no séc. XIX, é bem atual. Apesar de o tema ter sido muito bem abordado durante o texto, não concordo em somente uma parte do texto:"[...]a intenção de nos fazer imaginar foi parcialmente retirada[...], não concordo porque um obra cinematográfica inspirada em um livro é feita justamente para tornar nossa imaginação "real" uma vez que se baseia no livro para montar suas cenas,ou seja, a obra cinematográfica é feita pra dar"vida" a imaginação. E mesmo já tendo assistido ao curta podemos imaginar as cenas colocadas no livro e refletimos sobre o seu tema. Mas apesar desse desacordo gostei bastante do seu texto por abordar muito bem ao tema. Parabéns ao grupo.

Por: Gabriel Queiroz Rodrigues

Eu achei esse artigo repetitivo, pois abordou quase que o mesmo tema que o primeiro grupo falando sobre o adultério e os motivos de Dona Severina ter traído Borges. Vocês têm capacidade para fazerem um artigo melhor. ;D

O filme foi uma boa adaptação, porém não é fiel a história original, deixando de lado alguns pontos importantes da história.

Guilherme Goulart:
O texto discute as mesmas questões que aparecem nos demais trabalhos, e como ele deveria ser um pouco mais voltada a adaptação ao cinema, o tema do grupo, acho que deveria se dar mais detalhes da adaptação como o possível ponto de vista do diretor, a interpretação dele do conto entre outros detalhes. E realmente adaptações são muitos boas para uma melhor assimilação do que o conto nos passa.

Postar um comentário