Escrito no século XIX,Uns Braços de Machado de Assis, se revela bem atual, ao trazer a história de Inácio um menino de 15 anos que é mandado por seu pai a casa de Borges, para aprender a sua profissão: solicitador, mas lá, acaba se encantando com os belos braços de Dona Severina,uma mulher de 27 anos e esposa de Borges.
|
Banner de divulgação da adaptação para cinema
de Uns braços. Fonte: filmesbrazukas.blogspot.com |
Inácio carente de mimos de sua mãe e irmãs, e se vendo cada vez mais solitário, se apega aos braços de D.Severina como um refúgio de seu dia-a-dia. Por sua vez, D.Severina carente de amor e carinho, já que seu marido é uma pessoa grosseira e nada carinhosa, descobre os carinhosos olhares de Inácio nos seus braços, fica lisonjeada, e acaba por acreditar que tem uma atração por ele.
Num momento de fraqueza, Dona Severina beija Inácio enquanto ele está dormindo,mas logo apos beija-lo ela imediatamente se arrepende e se desespera, com medo de que seu marido a descubra.
Apesar de Dona Severina ser a madura da história, ela se esquece na maior parte do tempo, de todos os tabus e contras, para tentar saciar a sua carência emocional eafetiva.
Machado de Assis por ser um ótimo autor realista adora explorar os conflitos humanos, e deixa-los expostos para nos fazer refletir.
Na adaptação para cinema dirigida por Adolfo Rosenthal, a intenção de nos fazer imaginar foi parcialmente retirada, mesmo sendo uma adaptação que manteve muitos detalhes do conto original. O filme deixa mais exposto a sensualidade, os motivos das brigas de borges com inácio mas ainda mantém a reflexao que machado nos deixou por de trás da história.